Tratamentos

Dermatologia clínica e cirúrgica

Introdução

O que é Dermatologia Clínica e Cirúrgica?

A dermatologia clínica e cirúrgica objetiva o cuidado dos problemas de pele por meio de tratamentos clínicos e/ou pequenas cirurgias.

Principais condições dermatológicas

O melasma é uma condição dermatológica que apresenta manchas escuras e acastanhadas na pele. Essas manchas predominam na face, mas podem acometer também o pescoço, colo e braço. A condição é mais comum em mulheres, principalmente durante a gestação. Não apresentam risco à saúde mas podem afetar a autoestima da paciente.

Uma das doenças de pele mais comuns, a acne geralmente está associada a flutuações hormonais ocorridas durante a adolescência, embora possa afetar pessoas de todas as idades. Ocorre quando os poros da pele ficam obstruídos com óleo e células mortas. Pode ser de caráter inflamatório ou não inflamatório. São diversos os tipos de tratamentos para essa doença, desde cremes tópicos até medicamentos orais. da alternância

A rosácea é uma doença crônica de caráter inflamatório, causa desconhecida e sem cura definitiva. É caracterizada pela presença de vermelhidão e saliências podendo ou não conter pus. Embora não exista um tratamento definitivo, é possível controlá-la.

A dermatite é uma doença de pele que causa vermelhidão, manchas escamosas e caspa. É mais comum se desenvolver no couro cabeludo, mas também pode estar presente em regiões oleosas como o rosto, tórax e costas.

Embora não apontem um problema de saúde, as olheiras incomodam muita gente pelo aspecto escurecido na região abaixo dos olhos. As olheiras costumam indicar cansaço excessivo ou estarem relacionadas ao processo natural de envelhecimento. São muitos os tratamentos disponíveis para essa condição, onde os mais comuns são cremes clareadores, terapias a laser e preenchimento da região. 

Doença autoimune crônica que causa manchas vermelhas, descamação da pele e coceira. A psoríase afeta principalmente as regiões dos joelhos, cotovelos, tronco e couro cabeludo. A doença não tem cura, mas os tratamentos visam reduzir a inflamação e remover as placas que se formam sobre a pele.

Caracterizada pela perda da coloração em determinadas regiões da pele. O vitiligo ocorre quando os melanócitos não produzem mais a melanina (proteína responsável pelo pigmento da pele, dos cabelos e dos olhos).  Não se sabe exatamente quais são as causas da condição, acredita-se ser uma doença autoimune pelo fato de o corpo atacar as próprias células.

Micose é uma doença causada por fungos e pode ser de caráter superficial, subcutânea ou sistêmica. Os principais sintomas são coceira, lesões avermelhadas e descamação. O seu tratamento depende de um diagnóstico preciso, mas geralmente é à base de substâncias antifúngicas.

A escabiose, ou mais comumente chamada de sarna, é uma infestação cutânea causada por um ácaro que causa coceira extrema. Trata-se de uma doença altamente contagiosa, podendo se espalhar por meio do contato físico. Pode ser facilmente tratada por meio de medicamentos aplicados na pele que visam exterminar os ácaros e seus ovos.

Dermatologia Cirúrgica

Procedimentos Cirúrgicos

A biópsia de pele é um procedimento utilizado para que o médico dermatologista obtenha um diagnóstico preciso de uma lesão cutânea. Esta é extraída através de um procedimento cirúrgico e enviado ao laboratório para análise. 

A exérese é um procedimento cirúrgico que visa a extração de nevos, verrugas e lipomas.  É feito com uso de anestesia local e deixa cicatrizes bem delicadas na pele do paciente. 

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida?

Nenhum procedimento cirúrgico está livre de riscos, porém estes são cirurgias pequenas que raramente possuem complicações, todas elas são discutidas em consulta médica antes do procedimento.

Com certeza! A associação de tratamentos geram melhores resultados.